quarta-feira, 30 de julho de 2008

Praia Vasco da Gama



A Praia Vasco da Gama enche-se de gente quando é o FMM, não são só banhistas, mas sim juventude que ali descansa das noitadas agitadas de música e de outras loucuras próprias da idade...
Tudo fica mais colorido e movimentado.

terça-feira, 29 de julho de 2008

A Nina


A gata já tem nome, é a Nina. O dono diz que se devia chamar Mia, porque mia muito, só quer mimo...

domingo, 27 de julho de 2008

FMM



Ontem foi último dia do FMM. Foram duas semanas de grandes espectáculos e muita música, luz e cor. Parabéns à Câmara de Sines e àqueles que há dez anos sonharam com esta festa.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Ilha de Luanda












Era na Ilha de Luanda que a minha avó tinha uma casa. Ao entrar na Ilha, pela ponte, era a primeira casa à esquerda. Foi construída em cima da areia da praia sobre uns pilares e estava cercada por casuarinas, mamoeiros e papaeiras, tamarineiras e muitas plantas, pois a minha avó era apaixonada por plantas.
Na foto a preto e branco, do lado esquerdo, vê-se um arvoredo, era aí.
Pelas fotografias que hoje vejo do local não consigo ver a casa, já não deve existir.
Foi na baía à frente de casa que aprendi a nadar e foi nas areias daquela praia imensa que vivi grandes aventuras com a minha amiga Carolina, filha do Pedro, um pescador da baía que vivia lá perto e com outras meninas e meninos que apareciam para brincar. Íamos à pesca com restos linhas e anzóis que os pescadores nos davam, víamos os polvos e chocos que viviam nas pedras junto à ponte e até sabíamos quais as que serviam de toca, apanhávamos quitetas e mabangas para o isco, fazíamos sessões de teatro e de dança ao por-do-sol.
Ao domingo à tarde, quando os banhistas iam embora, nós íamos à "caça dos tesouros", com ancinhos varríamos a areia para encontramos o nosso "tesouro", era tudo aquilo que tinha sido deixado pelos forasteiros enterrado na areia: moedas e até notas, talheres, anéis, pulseiras, relógios, eu sei lá.... Felizes com a nossa recolha sentávamos-nos na areia e repartíamos o "tesouro".


sábado, 19 de julho de 2008

Festival Músicas do Mundo

Este ano o FMM faz 10 anos.
Durante estes 10 anos fui uma espectadora assídua e atenta. O número de concertos aumentou. De dentro do Castelo de Sines a música saiu para Porto Covo, para a Av. Vasco da Gama e para o Centro de Artes.
Durante estes 10 anos ouvimos e vimos cantores e músicos de todo o mundo. Se não fossem o FMM como é que iria ouvir música da Roménia, do Afeganistão, Japão, Iraque, etc,etc,....
No primeiro ano tivemos sete espectáculos e este ano são quarenta.
Já vi este ano cinco espectáculos e vou ver se vejo muitos mais.
Vejam o site: www.fmm.com.pt

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Alunos


Hoje estive a ver fotografias antigas, entre elas estavam algumas de grupos de alunos que passaram por mim. Ao ver aquelas caras lindas lembrei-me de alguns episódios vividos na escola e que não esqueço.
Eu nunca gostei muito de acordar cedo e por vezes ia para a escola sem tomar o pequeno almoço em casa, levava uma peça de fruta e um iogurte líquido que era bebido muitas vezes no átrio já com os meus alunos por perto, não gosto muito de iogurte e só o bebo porque me faz bem, fazia muitas caretas e na brincadeira dizia que não gostava de iogurte porque sabia a "formigas". Um dia ao chegarmos à sala de aula a Nadine vem ter comigo e traz a mão muito fechadinha, abre a mão e diz:
"_ Olha professora, como tu não gostas de iogurte trago-te aqui uma fatia de bolo, para não passares fome. E olha que não sabe a formigas!..."
Olho para a mão dela e vejo uma fatia de bolo embrulhada num guardanapo, mas já muito esmagadinha, agradeci e prometi que ao intervalo iríamos come-la a meias e assim foi.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

O pessegueiro plantado pelo Rui Veloso...



Quando olho para esta paisagem lembro-me sempre do Rui Veloso e do Carlos T, que grande inspiração... "Havia um pessegueiro na ilha...". É mais um local lindo da Costa Alentejana.
Quando dava aulas, procurava sempre ir à praia do Pessegueiro com os meus alunos fazer uma visita de estudo para concretizar alguns conhecimentos do Estudo do Meio, também tentava que descobrissem a beleza da paisagem e escutassem não só o som do mar, como o piar das gaivotas, gralhas e outras aves que sobrevoam a praia e a ilha quando ainda não há turistas.
Quando voltávamos para a escola faziamos o trabalho sobre a visita: discussão, descrição, ilustração, selecção de materiais recolhidos, etc. Uma vez apareceu um desenho da ilha com uma árvore, quando foi feita a descrição do desenho pelo autor, este disse que era um pessegueiro, questionado sobre o porquê daquele pessegueiro e não de outra árvore qualquer o aluno respondeu:
"_ Então professora não sabes, lá há um pessegueiro plantado pelo Rui Veloso?..."

domingo, 13 de julho de 2008

Porto Covo



Ir a Porto Covo continua a ser "uma lavagem aos olhos e à alma", apesar de ir lá muitas vezes.
Aquele mar azul a perder de vista e as falésias com feitios e coloração tão diversas são cenários que não me canso de apreciar.