Vivi em Gago Coutinho (1962/64), uma pequena localidade no distrito do Moxico, em Angola. Era sede de circunscrição administrativa, hoje chama-se Lumbala Ngumbo.
Quem já leu António Lobo Antunes, " OS CUS DE JUDAS, CONHECIMENTO DO INFERNO, D'ESTE VIVER AQUI NESTE PAPEL DESCRIPTO...", leu descrições desta terra e de outras pequenas povoações, na altura postos administrativos: Ninda, Chiume, Mussuma, etc.
Tenho boas memórias destes tempos. Fiz lá a 2ª e a 3º classes, numa escola com meninos e meninas brancos, pretos e mestiços e onde brincávamos à vontade. Íamos à catequese na missão de S. Bonifácio, apanhávamos sapos para os por a fazer corridas, trepávamos às árvores, íamos até ao rio, apanhávamos pássaros com armadilhas, apanhávamos maboques, eu sei lá...
Rua principal
1 comentário:
A minha Amiga Coruja é muito viajada, também eu estive em Gago Coutinho nos anos setenta, como atestam as imagens da rua principal, da picada junto ao rio Luce a caminho de Ninda e da Missão de S. Bonifácio, ainda hoje sinto uma curiosidade, muito grande em relação á evolução daquele lugar onde estive 28 meses como militar na guerra colonial.
parabéns pelo seu blog e pelo empenho e dedicação às suas obras de arte, sou um admirador do seu trabalho.
bem haja
Enviar um comentário